domingo, 16 de janeiro de 2011

A tristeza imensa que seu sinto cada vez que eu vejo essas imagens de destruição devido às chuvas na região serrana do Rio de Janeiro, sempre me faz chorar de pena e, de vergonha, pelo que sabemos tão bem, o descaso do governo com um fato que se repete todos os anos. Fico pensando o que eu posso fazer de tão longe, senão enviar donativos.. mas eu queria fazer mais... só não sei como. Danado é que quando as chuvas cessam, ninguém fala mais no assunto e se volta a reconstruir as casas no mesmo local onde desabaram. Deixo uma pergunta. O que e como fazer para solucionar esse problema, ou seja, para que em 2012 não tenhamos mais noticias de mortes e destruição? O que faz pessoas arriscarem suas vidas para morar em áreas como essas? Que necessidade é essa que transforma moradias que deveriam servir de abrigo a fim de proteger a vida das pessoas, em perigo iminente de morte de famílias inteiras?
Acredito que a responsabilidade das construções nessas áreas é do governo pela permissão que dão .. mas ainda bato na tecla sobre o porquê das pessoas não percebem tal perigo.. muitas áreas estão na cara que é de risco e pergunto, o que faz com que as pessoas mesmo sabendo, construam suas casas ali? Por sobrevivência? Não é um paradoxo?
Vendo a explicação dos geólogos no Fantástico agora, ainda fiquei mais confusa, pois sabendo eles, que suas casas estão para desabar a qualquer momento, por que ainda continuam lá? Fico pasma com a coragem ou a loucura, não sei... Não pensam que se não sairem de lá agora pq não têm onde morar, e se a sua casa for derrubada pelas chuvas, não terão onde morarem da mesma forma e mais, poderão morrer e/ou perder toda a sua família? Por que se apegam antes pelas suas casas, do que pelas suas vidas? Onde está o instinto de sobrevivência dessas pessoas? E onde está a ação das autoridades que não providenciam a evacuação dessas áreas? Não seria por isso que ainda continua morrendo pessoas? Inclusive o que é pior, ficando muitas crianças órfãs.

2 comentários:

  1. Oi, Luialhures!

    Estou passando para lhe desejar um bom dia!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ao pensar é preciso expressar aquilo que as faculdades não falam. O "lado obscuro da lua":

    Eis aí a pura e profunda realidade sociológica e filosófica:

    Com a “Copa das Copas®” do PT®, em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis!
    A Copa das Copas®, do PT© e de lula©. Sempre se utiliza de propaganda, narrativas e publicidades sofisticadas e bem feitas para enganar e praticar lavagem-cerebral nos meios de comunicação. Não se desenvolve a imaginação.

    E hoje precisamos muito mais de eventos sérios e artísticos. De um Brasil que se perdeu nessa década de 2010 pra cá. Um mau gosto enorme dos políticos que vieram durante esse período. Sempre com um mau gosto imenso. E o país sem escola para novas gerações. Tudo foi por água abaixo -- naturalmente.

    Excelentes escolas precisamos! Educação de 1ª. Necessitamos sim de educação como a de Helsinque, Europa, e da Coreia (do sul, naturalmente).
    Não precisamos de políticos tricksters. Precisamos de educação de qualidade no Brasil. Sobretudo das crianças pequenas.

    O que é trickster? "Trickster" é, na mitologia, e no estudo do folclore e religião, um deus, deusa, espírito, homem, mulher, ou animal antropomórfico que prega peças sem se perceber.

    É uma espécie de Malandro®. Um personagem que usa de astúcia, em vez de força ou autoridade, para realizar seus objetivos (escusos).

    Aí fiquei pensando nos personagens das historinhas que nos são contadas onde há dentro dessas historinhas essas sabedorias. Lembrei da raposa, com sua malandragem suave e dócil (fingida). E me lembrei do Lobo, de Chapeuzinho Vermelho.

    Portanto, deve ser um vigarista, truculento, e picareta. Lembrei imediatamente do Molusco® apedeuta, dos Ministros Petistas sindicalistas e do PT® em geral. Trapaceiros.

    O PT© é barango. O Kitsch político contemporâneo.

    ResponderExcluir